PROJETO: ESTUDO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
Tema: As relações de trabalho no Brasil
Público envolvido:
Alvo: 8º ano (3 turmas, total de 90 alunos)
Responsável pelo projeto: Professora de História
Duração: 5 aulas e uma aula passeio ao MAO (duração da visita 1h30min.)
Justificativa:
O acesso aos bens culturais é meio de sensibilização pessoal que possibilita ao sujeito apropriar-se de múltiplas linguagens, tornando-o mais aberto para a relação com o outro, favorecendo a percepção de identidade.
O museu, nessa direção, passa a ser um local de trocas e vivências, pois por meio desse conhecimento é possível ampliar os olhares e saberes que permitem uma melhor compreensão de si mesmos, do ambiente e do patrimônio cultural sob muitos aspectos.
Nesse sentido, ir ao museu não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural. Por isso, é importante preparar bem a visita para desmistificar a ideia que muitos têm de que museu é "chato", "lugar de coisa velha", etc.
Objetivo Geral:
Percorrer os trilhos da história do trabalho no Brasil. Diante do contato com o material do acervo histórico disponível nas exposições do Museu, o aluno poderá transferir-se para uma época distante da atual, o que o auxiliará a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, além de reconhecer a importância deste contexto histórico para a formação da sociedade que temos hoje no Brasil, bem como as mudanças e permanências nas relações de trabalho e nas técnicas relacionadas à produção.
Objetivos Específicos:
Realizar um estudo de meio que vá além de um simples passeio ou de um questionário a ser respondido pelos alunos após a visita;
Explorar o potencial educativo de museus e exposições para a disciplina