teoria do urbanismo
Art Nouveau no Brasil
Chegou nos primeiros anos da República (início século XX) importado da França, com o nome de arte floreal.
Como na Europa, forte influência na arquitetura e artes gráficas
Divulgação e realização da Art Nouveau no Brasil: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Eliseu Visconti
Introduziu Art Nouveau nas artes gráficas do Brasil com a capa da Revue do Brasil. Pioneiro do design no país.Realizou 3 exposições individuais. Na primeira (1901) realizada na Escola Nacional de Belas Artes desenhou a capa do catálogo dessa exposição.A segunda exposição em São Paulo em 1903 e sua última exposição de arte decorativa ocorreu no Rio de Janeiro em 1926, na Galeria Jorge, onde apresentou, por exemplo, o emblema da Biblioteca Nacional.Além das artes gráficas fez objetos de cerâmica, luminárias, castiçais e estudo para tecidos.
Decorou o interior do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Eliseu Visconti
O Projeto Eliseu Visconti procura algumas obras do artista, pré-selecionadas para a exposição "Eliseu Visconti - A invenção da modernidade".
A grande retrospectiva será realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre junho e agosto de 2012.
Rio de Janeiro – RJ
Confeitaria Colombo
Inaugurada em 1894, Manuel José Lebrão e seu sócio Joaquim Meirelles.
Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau: enormes espelhos de cristal belgas, emoldurados por elegantes frisos talhados em madeira de jacarandá (artesão Antônio Borsoi) e mármore italiano.
1922: instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a clarabóia do salão de chá, decorada com belos vitrais.
1983: tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico.
Permite ter uma ideia de como foi a Belle Époque (art nouveau) na capital da