Relatório de estágio em museus
O estágio supervisionado em museus é um momento rico, pois nos proporciona conhecer de perto a realidade dos museus, sair da teoria e ir para a pratica com a finalidade de inserir o estagiário na realidade da instituição museu, como importantes espaços culturais de comunicação e aprendizagem, que guardam os costumes, as identidades e as memórias de um povo.
Um museu é na definição do Conselho Internacional de Museus (ICOM),
Uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difundi e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade. (ICOM, 1989)
Os museus nem sempre tiveram este formato, passou por intensas transformações, mesmo tendo o sentido de locais de preservação de objetos, seus espaços foram se adaptando paulatinamente para a atenção com o púbico. De acordo com Denise c. Stuart foi “no século XIX, que os museus iriam ter participação ativa no movimento educacional: passariam a ser reconhecidos como “agentes” do aprendizado, juntamente com as universidades e sociedades acadêmicas.” (STUAT, p.2)
A relação museu e escola aos poucos vêm ganhado espaços nas práticas educacionais pedagógicas, da relação dos alunos com o espaço físico do museu.
Entretanto é importante que os professores trabalhem com os seus alunos o que é museu, e qual a sua importância na construção da memória social, e do seu papel em resgata valores e conhecimentos, onde os professores promovam discussões dentro de sala de aula proporcionando aos alunos um contato direto com objetos e fotografias que os ajudem a interpretar o passado e que despertem interesse por serem antigos; rompendo-se assim paradigmas em relação ao conhecimento histórico, mostrando no dia a dia das aulas que nas influencias das relações históricas não se estabelecem somente no passado. Trabalhando com novas metodologias com fontes não escritas,