quimica
Quando um elemento químico recebe energia, como por exemplo, energia térmica alguns de seus elétrons são excitados, ou seja, os elétrons passam a ocupar regiões da eletrosfera onde possuem maior energia, mas na natureza tudo tende a menor energia, portando quando se fornece energia ao átomo, seus elétrons são excitados e vão querer retornar às regiões de menor energia conhecida como estado fundamental, quando isto ocorre à energia absorvida é devolvida na forma de radiação eletromagnética. Quando esta energia é emitida na faixa visível do espectro eletromagnético (ANEXO 1), ou seja, na forma de luz visível é possível observar a cor da luz característica de cada elemento. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
Portanto o teste de chama é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento.
OBJETIVOS
Aprender a manusear corretamente o bico de gás e fazer testes com os compostos propostos através da coloração da chama.
MATERIAIS E REAGENTES
Bico de gás Na_2 SO_(2(S)) (Sulfato de Sódio)
Prendedor de madeira para fio Ba〖Cl〗_(2(s)) (Cloreto de Bário)
Alça de ferro Ca〖CO〗_(3(S)) (Carbonato de Cálcio)
Fio de ferro KCL (Cloreto de Potássio)
Fio de alumínio Cu〖SO〗_(4(S)) (Sulfato de Cobre)
Fio de cobre Na〖Cl〗_((s)) (Cloreto de Sódio)
Vidro de relógio Li〖Cl〗_((s)) (Cloreto de Lítio)
Fósforo HCL 6 mol/L (Ácido Clorídrico)
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS Manuseio do bico de gás
As seguintes etapas foram realizadas para o correto estudo e manuseio com segurança do bico de gás: 1-Inspecionar o bico de gás cuidadosamente a fim de encontrar obstruções e sujeiras que causem mau funcionamento; 2-Fechar completamente a válvula de entrada de ar (fig.01) do bico de gás;
Fig.01-Válvula de entrada de ar