Marketing estratégico - segmento crianças
Segmento: Crianças
Em tempos de concorrência acirrada, as empresas precisam buscar maior eficiência em suas estratégias e usar todo o seu arsenal de marketing disponível. Do contrário, correm o risco de desaparecer do mercado.
Segundo Kotler (1996, p.257), "segmentação de mercado é o ato de dividir um mercado em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas." Segmento: Criança
Um segmento que vem chamando a atenção das empresas é o infantil - crianças até doze anos de idade. Um movimento claro está sendo feito nesse sentido e já se fazem pesquisas mais profundas e análises mais acuradas sobre o poder de compra das crianças e também sobre a sua influência na decisão de compra dos adultos.
A criança nunca tinha sido tão profissionalmente investigada e tão desejada como agora. Os próprios produtos infantis expandem cada vez mais os seus mercados.
Desde brinquedos tecnológicos aos próprios computadores, monstros eletrônicos, pijamas, artigos escolares, guloseimas, tudo anunciado diretamente para as crianças, com verbas que estão crescendo na proporção do mercado que elas vão ampliando.
Estudos de marketing revelam que uma marca que cria laços profundos com o consumidor é uma marca a ser usada para sempre e este esforço para agregar o valor da preferência deve começar desde muito cedo na vida das pessoas. As empresas mais agressivas procuram completar suas linhas de produtos com artigos dirigidos ao mercado infantil, de modo a estarem desde o princípio presentes junto aos seus consumidores, acompanhando a sua trajetória existencial. Podemos citar, por exemplo, a empresa Johnson & Johnson que tem uma ampla categoria de produtos e que atende a todos os públicos.
Criança X Consumo
A criança, na maioria das situações, não possui salário próprio para planejar suas compras e despesas, mas assume outros estágios numa situação de compra. A criança, além de usufruir determinado