Projeto Esteira
Foi proposto para conclusão da 1ª Fase do Curso Técnico em Eletrônica o Projeto Esteira que consiste na montagem de um circuito eletrônico que fizesse a contagem de objetos através de três sensores específicos, estes que contarão as peças plásticas, metálicas e outro que faça a contagem total de ambas as peças.
Neste circuito eletrônico, cada peça plástica e metálica terá de ser contada 45 vezes e haverá o outro sensor que fará a contagem total entre ambas as peças, totalizando 90 peças contadas. Cada sensor irá ter um par de display anodo comum para visualizar a contagem das peças.
Para chegarmos na montagem do circuito eletrônico da esteira, foi estudado alguns componentes e suas respectivas funções: portas lógicas, análises de CI’s 7447, 74190, 4511 e 7490, displays sete segmentos anodo e catodo comum, sendo estes componentes necessários para fazer a montagem do circuito eletrônico da esteira na matriz de contato (protoboard).
Desenvolvimento
Esteira
Com o aprimoramento dos processos industriais, cada vez mais se exige rapidez e fabricação do maior número de peças no menor tempo possível. As esteiras, no contexto das indústrias, são máquinas extremamente importantes, que representam uma grande economia em relação aos custos e ao tempo. Há esteiras dos mais diferentes tipos, podendo ser motorizadas ou formadas por rolamentos que permitem o deslizamento automático quando inclinadas.
A esteira industrial, em especial, poderá servir para diversas finalidades, assim como transporte de produtos a granel, carga e descarga, etc. As esteiras poderão ser inclinadas, horizontais, ou mesmo articuladas.
Embora haja diversos modelos padronizados para venda imediata, é muito comum que seja necessária a produção de uma esteira industrial personalizada para atender a uma determinada função em uma empresa. Essas esteiras poderão ter as mais diferentes dimensões e capacidades, sendo frequentemente necessário um projeto de engenharia individualizado.