projeto de esteira
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia.
Engenharia Elétrica
Iniciação à engenharia elétrica.
Projeto I – Controle da esteira transportadora
Professor: Robson Barcellos
São Carlos
11 de junho de 2013
1-INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é projetar uma esteira que receba dois tipos de objetos, fazendo distinção e alternando a sua velocidade para que haja uma distância específica entre eles.
Existem dois tipos de objetos: A e B. A cada segundo, um novo objeto é colocado na esteira. Para o objeto A, deverá haver uma distância de 40cm em relação ao próximo objeto, já para o objeto B, deverá haver uma distância de 60cm. Logo, quando for detectado o objeto A, a esteira deverá realizar uma velocidade de 40cm/s, e quando for detectado o objeto B, uma velocidade de 60cm/s. Figura 1.1 – Modelo da esteira. Sabe-se que a esteira é movimentada por um motor DC acoplado a um cilindro de diâmetro 10 cm. Dessa forma, pode-se concluir que a cada rotação, a esteira irá percorrer uma distância equivalente ao comprimento da circunferência de raio 5 cm.
O objeto A para efetuar tal processo irá necessitar de uma velocidade de 40cm/s e o objeto B 60cm/s. Como o raio do cilindro é de 5cm. Dessa forma, (1)
Para o caso A, ao buscar o número de rotação para percorrer a distância necessária, obtemos (2)
Analogamente, para o caso B, temos (3)
É preciso encontrar o valor de tensão necessária para que o motor atinja as velocidades requisitadas pelo sistema. Como está acoplado ao motor um redutor que reduz a rotação por 10 vezes, deve-se achar a tensão necessária para que motor gire em uma velocidade 10 vezes maior ao que achamos nas equações (2) e (3). Ou seja, para o objeto A é necessária uma velocidade de 760 RPM e para o objeto B uma velocidade de 1146