projeto integrado esteira
“TECNOLOGO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL”.
VISANDO O ESCLARECIMENTO DO PROJETO INTEGRADO SEGUE AS NORMAS E DIRETRIZES PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO MESMO.
O PROJETO INTEGRADO TEM POR OBJETIVO PROMOVER AOS ALUNOS UMA OPOTUNIDADE DE UTILIZAR OS CONHECIMENTOS E COMPOTENCIAS ADQUIRIDAS NO CURSO EM UMA SITUAÇÃO QUE SIMULA A REALIDADE PROFISSIONAL QUE SERÁ ENFRENTADA NO DIA A DIA DE TRABALHO DO ALUNO/PROFICIONAL
O PROJETO REPRESENTA PARTE DA NOTA DO SEMESTRE E SERA AVALIADO POR ETAPAS INTERMEDIÁRIAS. AO LONGO DO SEMESTRE AS ETAPAS VÃO SER AVALIADAS PARA COMPOR UMA NOTA FINAL AO TÉRMINO DO PERÍODO LETIVO.
ORGANIZAÇÃO:
1) OS ALUNOS DIVIDIDOS EM GRUPOS DE ATÉ OITO INTEGRANTES DEVEM SELECIONAR UMA OPERAÇÃO DE AUTOMAÇÃO DOS EXEMPLOS DISPONIBILIZADOS OU OUTRA ESCOLHIDA PELO GRUPO.
2) A AUTOMAÇÃO ESCOLHIDA DEVE PASSAR POR AVALIAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO PROJETO “MARCOS ANTONIO” AFIM DE VERIFICAR SE ATENDEM AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM REQUERIDOS.
3) A CADA BINESTRE SERÁ AVALIADO O DESENOLVIMENTO DO PROJETO CONFORME OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS FOREM MINISTRADOS.
4) AS ORIENTAÇÕES SERAM DADAS CONFORME SOLICITAÇÃO DO REPRESENTANTE DE CADA GRUPO JUNTO AO PROFESSOR DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS.
PROJETO INTEGRADO:
1) CONSISTE DE DUAS PARTES DISTINTAS.
PROJETO TEÓRICO E SIMULAÇÃO.
2) NO PROJETO OS GRUPOS PROPOEM UMA OPERAÇÃO DE AUTOMATISMO PNEUMÁTICO/ELETRO-PMEUMÁTICO ONDE DEVERAM CONTAR OS SEGUINTES TÓPICOS:
-DESCRIÇÃO: DETALHA O OBJETIVO DO DIPOSITIVO A SER DEVENVOLVIDO COM UM TEXTO INTRODUTÓRIO EXPLICATIVO QUE DISCRIMINE PASSO A PASSO A OPERAÇÃO DO MESMO.
-MENORIAL DE CALCULOS: DETERMINA O DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES QUE CONTITUEM O PROJETO TAIS COMO ATUADORES; VÁLVULAS; ESTRUTURAS MECANICAS; CONSUMO DE AR; VELOCIDADE DE OPERAÇÃO.
- “LAY OUT”: ESBOÇO DE MONTAGEM QUE TEM POR OBJETIVO DAR UMA VISÃO GERAL DA MONTAGEM DO DISPOSITIVO, MOSTRANDO ONDE O COMO OS COMPONENTES SE DISPOEM FISICAMENTE.