Projeto Era uma vez...
Grupo : 2
Justificativa:
Leitura é um momento mágico, onde expressamos nossos sonhos, desejos e damos asas ao nosso imaginário, cada mundo que criamos é uma porta que abrimos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Mas como incentivar a leitura nas crianças que ainda não conhecem se quer as letras do alfabeto?
A criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens. Os interesses da criança estão na contação de histórias mais curtas, onde se interessam mais por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal. As crianças também se interessam por histórias mais longas, aquelas contadas por adultos, que tratam do cotidiano infantil. As histórias infantis têm o poder de estimular a imaginação, como descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser.
É ouvindo ou lendo histórias que podemos sentir e identificar emoções importantes, como a tristeza, o medo, a alegria, e tantas outras mais.
Objetivo geral: Estimular e incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica, vivenciando a magia e os sentidos dos contos de fadas.
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
- Aplicar atividades que representem as capas dos contos de fada utilizando a arte.
Contos para trabalhar:
Os três porquinhos
Chapeuzinho vermelho
O patinho feio
A pequena sereia
Rapunzel
Branca de neve
Pinóquio
João e Maria
Produto Final:
Livro com