Projeto Entreposto de mel
Este projeto visa implantar um entreposto de mel na cidade de Limoeiro do Norte para recepção de méis de cidades do Vale do Jaguaribe em decorrência da maior produtividade observada nos últimos anos.
Como o mel tem diversas aplicabilidades e a população está mais consciente do seu valor nutritivo, tem buscado introduzir na sua dieta este produto. Além disto, o mel também é matéria prima para produção de insumos de indústrias farmacêuticas e cosméticas.
Convém destacar que a produção de mel interfere positivamente na manutenção da flora regional, das pessoas no seu lugar de origem, proporcionando emprego e renda, pois seu custo operacional é baixo.
A produção de mel é bastante diversificada devido o tipo de flora brasileira, do tipo de solo, espécie da abelha, o estado fisiológico da colônia, o estado de maturação do mel, as condições meteorológicas por ocasião da colheita, etc., tendo esta se expandido nos últimos anos por incentivo governamental, tornando-se o Brasil um grande exportador e possibilitando o seu uso ainda na merenda escolar.
Como existem diferentes produtores e diferentes tipos de mel, cujas propriedades continuam sofrendo modificações físicas, químicas e organolépticas após colheita, há a preocupação de produzi-lo dentro de níveis elevados de qualidade, controlando todas as etapas do seu processamento. É imprescindível, portanto, que o entreposto assuma o compromisso de analisar o mel com lisura, de modo a oferecer um mel de qualidade e segundo o regulamento para comercialização e padronização.
Este projeto contém informações sobre orçamento, objetivos, metas, público alvo, engenharia do projeto, dentre outras, enfim, descreve como será o empreendimento aqui proposto.
2. JUSTIFICATIVA
A implantação de um entreposto na cidade de Limoeiro do Norte poderá contar com o apoio do SEBRAE local, o qual proporcionará capacitação a muitas pessoas, desde a instalação das melgueiras e manutenção das mesmas em épocas secas,