Mercado da apicultura
Produção do mel no mundo
Com 367 mil toneladas produzidas em 2009, de acordo com estimativas da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a China lidera o ranking mundial de produtores de mel. A superioridade fica mais evidente se compararmos este país com a Turquia, segundo colocado com pouco mais de 82 mil toneladas do produto.
Entre 1999 e 2009, o crescimento médio da produção, considerando tal ranking, foi da ordem de 22%, com algumas disparidades observadas no Brasil (96%) e Estados Unidos (-30%).Estudos da rede Apis/Sebrae indicam, entre os países citados, uma diferença relevante na produtividade alcançada. As colmeias argentinas e chinesas, por exemplo, fornecem até 35 kg/ano e 100 kg/ano, respectivamente, enquanto no Brasil este volume fica em torno de 15 kg/ano.
Produção do mel no Brasil
Segundo dados do IBGE, o país alcançou 38 mil toneladas de mel em 2009. Um dos estímulos para o avanço da atividade pode ter sido o aumento da demanda advinda do exterior, que contou ainda com o fim do embargo para o mel brasileiro pela Comunidade Europeia, em 2008, representando a retomada na participação de um mercado de 12 bilhões de euros. A preferência desse público por produtos orgânicos coloca o Brasil em posição de vantagem em relação aos demais concorrentes, uma vez que o país possui uma abelha bastante resistente a doenças, tornando desnecessária a utilização de defensivos,antibióticos e acaricidas. Consequência ou não da necessidade externa, o volume total da sua produção quase dobrou entre 1999 e 2009, Suficientemente para figurar entre os dez maiores do mundo.
Apesar da expansão, um levantamento da Apis aponta a pouca utilização tecnológica e o baixo nível de organização como barreiras para um melhor aproveitamento na apicultura, indicando um potencial ainda maior da atividade nos próximos anos.
Ao detalhar os dados nacionais, registra-se uma expansão em todas as regiões havendo aumentos expressivos no