Projeto de metodologia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PICOS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA
BLOCO: I PERÍODO: 2010.2
ALUNO: RONATY SILVA SOUSA
APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
Projeto de pesquisa solicitado como parte integrante da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pela Professora Mestre Claudécia Leite, do curso de Agronomia da UESPI, campus de Picos – PI.
PICOS – PIAUÍ
NOVEMBRO / 2010.
APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
APRESENTAÇÃO
O seguinte projeto mostra a apicultura como um grande potencial na geração de emprego e renda. A apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais como econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, emprego e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo dessa forma, determinante melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural. O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliado à presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorada.
APICULTURA: POTENCIAL NA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
1. INTRODUÇÃO Apicultura é a criação de abelhas para que elas possam, a partir do néctar das flores, produzir mel e outros produtos. As abelhas do gênero Apis, são boas produtoras de mel, além do mel, produzem geléia real, cera, própolis e outros produtos. A apicultura possui grandes vantagens como: um bom retorno econômico é uma atividade viável e até mesmo em regiões de clima seco, a venda de seus produtos pode ser um excelente negócio, o mel tem grande aceitação no mercado, tanto nacional como internacional, e as abelhas fazem a fecundação das flores das lavouras, aumentando assim a produtividade dos frutos. Em muitas regiões já se utiliza a apicultura como