Seleção de pessoas
1 INTRODUÇÃO 3
2 SELEÇÃO DE PESSOAL 4
2.1 SELEÇÃO COMO UM PROCESSO DE COMPARAÇÃO 4
2.2 SELEÇÃO COMO UM PROCESSO DE DECISÃO 4
3 BASES PARA A SELECAO DE PESSOAS 6
3.1 Exemplo de ficha profissiográfica 6
3.2 Testes psicrométricos 7
3.3 Testes de personalidade 7
4 MÉTODOS PARA PROMOVER SOCIALIZAÇÃO 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
2 SELEÇÃO DE PESSOAL
O processo de introdução de recursos humanos em uma organização tem duas fases, primeiro o recrutamento e posteriormente a seleção de pessoal.
O recrutamento tem o objetivo de atrair, divulgar, chamar atenção através de métodos específicos os candidatos com requisitos mínimos de um cargo disponibilizado por uma determinada empresa, e a seleção tem a função de filtrar, classificar e escolher entre os candidatos àquele que tenha as características exigidas pelo cargo e a maior probabilidade de ajustar-se a função e desempenhá-la bem.
Como a variabilidade humana é muito grande, há muitas diferenças individuais, tanto físicas como psicológicas, e isto faz com que cada indivíduo se comporte, desempenhe, e percebe uma situação de uma maneira diferente.
Esse processo se fundamenta nos dados e informações e especificações do colaborador desejado pelo setor requerente de recursos humanos. Utilizando critérios de seleção baseados nas exigências das especificações do cargo, pois estes devem ser objetivos e precisos para selecionar o candidato ideal para a empresa.
2.1 Seleção como um processo de comparação
A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a Segunda é obtida por meia aplicação das técnicas de seleção.
2.2