Tempo
Somente a partir da definição do que é o tempo podemos estudar a história, sem determinarmos como e o que significa passado, presente e futuro este trabalho não poderá ser realizado, pois somente a partir do momento que conseguirmos visualizar seus significados e entende-los em todos os seus sentidos poderemos quantificar e qualificar a história em seus diferentes aspectos.
É possível dizer que o passado, presente e futuro estão interligados porque esta sequencia leva ao resultado “tempo”. O passado é a etapa mais fácil de visualizar, pois temos dados que nos orientam a montar esta fase; O presente esta em um momento de criação que é ligado diretamente ao passado , pois a partir das ações do passado agimos de forma a chegarmos no futuro; O futuro é resutado das outras fases é o momento onde tudo que passou chega ao seu fim , porem temos a premissa que o tempo é infinito, então quer dizer que o passado é sempre passado, o presente vai ser passado e o futuro sempre será futuro.
Depois de entendermos as fases temos que conhecer as ferramentas do Historiador para a montagem e estudo do tempo. É sabido que o tempo pode ser observado de varias formas, levando em consideração vários aspectos, como a vida de uma pessoa, fazes da natureza, porem o mais ultilizado é o calendário que cria a possibilidade de datarmos situações, a partir deste modelo podemos nos situar no momento histórico. Assim como podemos contar o tempo através do tempo cronológico, temos ainda outros tipos de tempo: o tempo geológico, que se refere às mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico que está relacionado às mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem os humanos como agentes pois eles fazem as mudanças sociais, podemos tomar exemplo o movimento político de contextação no período da década de 60, os quais criaram os grupos como os hippies, Rock e no Brasil temos o