Projeto Metodologia
Este projeto tem como objetivo auxiliar o ensino da Química para deficientes visuais de maneira que os mesmo não fiquem destituídos de um conhecimento tão importante para a formação acadêmica. Segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual e 582 com baixa visão.Apesar desses números representarem uma parcela significativa da população brasileira, estas proporções não se repetem nas salas de aula do ensino médio. Ao aprender Química, os alunos encontram dificuldades por se tratar de uma matéria complexa, ás vezes nem as atrativas aulas de laboratório atraem o aluno desinteressado. O desafio é maior quando trabalhado com deficientes visuais. Com isso procuramos entender e aperfeiçoar a metodologia de ensino, despertando o interesse do mesmo.
Palavras chaves : Deficiente visual; Ensino de Química; Inclusão
sumário
1INTRODUÇÃO………………………………………………………………………...1.1 o ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SEUS METÓDOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA……………………………………..
1.2 GRAFIA BRAILLE PARA O ENSINO DE QUÍMICA…………………………
2TEMA…………………………………………………………………………………..
3 pROBLEMA DE PESQUISA…………………………………………………………
4 hipóteses……………………………………………………………………………
5 justificativa……………………………………………………………………...
6 objetivos…………………………………………………………………………...
6.1 OBJETIVO GERAL………………………………………………………………...
6.2 OBJETIVOS específicoS ………………………………………………………
7 REFERENCIAL TEÓRICO …………………………………………………………
8 METODOLOGIA……………………………………………………………………...
9 CRONOGRAMA………………………………………………………………………
REFERÊNCIAS………………………………………………………………………....
1.Introdução Quando se fala em química, pensamos em algo extraordinário, bombas, explosões coloridas, cientistas malucos, mas ela vai