Projeto drogas
[pic]
"Dizer SIM à vida significa estar receptivo a tudo o que o mundo nos proporciona de bom e prazeroso, ser capaz de vencer as pressões negativas da massificação, do consumismo, da corrupção e da violência."
Afogados da Ingazeira
2011
PÚBLICO ALVO
A Escola Pe Carlos Cottart está localizada no sertão do Alto Pajeú, cidade de Afogados da Ingazeira, Pernambuco. Sua clientela pertence, a maioria, a uma comunidade rural. Portanto, o presente projeto destina-se a alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, e EJA (Educação de Jovens e Adultos) oriundos da periferia e da zona rural.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Por isso o Projeto: “Sou consciente, não uso drogas!”
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto.
A droga é algo que está chamando muito a atenção de um grande número de adolescentes, seja por diversos motivos que podem ser enumerados, como a curiosidade própria da idade, frustrações, o tédio que caracteriza a mudança de deixar de ser adolescente para ser adulto, vencer a timidez, sentir