PROJETO DE DROGAS
Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa acadêmica, com o seguinte objeto de pesquisa: a dependência de drogas estimulantes pelos jovens. São consideradas drogas qualquer substância que modifica o funcionamento do organismo. Entretanto, denominam-se drogas estimulantes aquelas que aumentam a atividade do sistema nervoso, podendo gerar reações tais como insônia, aceleração de processos psíquicos e estado de alerta exagerado, como exemplo de drogas de estimulantes temos: anfetaminas, cocaína, crack, tabaco, e cafeína. Os jovens se encontram em situação de risco em relação às drogas, pois na juventude são alvos de pressões, estresse, e procuram fugir usando drogas. A adolescência é um período difícil e crucial da vida, conseqüentemente, o gosto pela aventura, a curiosidade e o espírito grupal, constituem a personalidade do individuo. Sendo assim, a adolescência coloca o jovem em situação de vulnerabilidade diante das drogas.
Esta pesquisa pode ser fundamentada se levantamos os seguintes questionamentos principais: quais são os motivos para os jovens usarem drogas? O uso de drogas está associado a alguma doença? Em decorrência ao uso de drogas o que acontece em relação a outras drogas? Uma das particularidades do crack é a causa de dependência imediata por que é mais utilizada pelas classes mais pobres?
A partir das problematizações do objeto podemos levantar consecutivas hipóteses: costuma-se dizer que o uso de drogas pelos jovens em sua maioria, é causado pelo fato dos mesmos serem colocados em situação de risco, estando mais sujeitos a serem afetados pelo abuso de drogas. Os três motivos principais são primeiro: fuga de problemas, o adolescente tem menos segurança e força para resistir a tais pressões e a diferentes problemas que os afligem nos dias que se passam, procuram fugir usando drogas. Em segundo: a busca do prazer, a procura de sensações prazerosas, excitantes ou estimulantes que encontram nas drogas, e em