Projeto drogas
PÚBLICO: 3ª e 4ª de EJA
PROFESSORA: Mirian
COORDENADORA: Sandra Cristina
PROJETO: Diga não as drogas!
TEMA: Usando drogas, você contribui para a criminalidade!
PROBLEMATIZAÇÃO: Os problemas causados pelas drogas são visíveis, mas difíceis de serem debatidos no dia a dia da escola. Há uma resistência de falar sobre o tema, enquanto isso, os jovens aprendem cada vez mais (e sem limite) sobre elas.
JUSTIFICATIVA: Pensando em oferecer uma perspectiva de um futuro melhor para nossos alunos, este projeto tem o propósito de informar sobre a problemática que envolve o tema: como a distribuição de drogas ilícitas, pois por ser uma atividade proibida desperta a curiosidade e, principalmente, por movimentar enormes quantias de dinheiro apresenta uma ilusória alternativa de futuro.
Além disso, o número de fumantes na escola é preocupante, e, é notório o elevado número de pessoas usuárias de drogas lícitas e ilícitas na cidade, por isso a relevância de tratar o tema.
DURAÇÃO: II Bimestre ( 12 aulas)
EMPREENDIMENTO: Confecção de cartazes para serem expostas no pátio da escola.
1ª etapa: Apresentação do projeto em datashow; Levantar o conhecimento prévio dos alunos a partir de questionamentos: * O que é droga? * Quais tipos de drogas você já ouviu falar? * Quais problemas as drogas podem trazer para a vida das pessoas? * Como pessoas usuárias de drogas podem contribuir para o aumento da criminalidade?
Assistir a slides sobre o tema;
Comentários sobre os slides;
2ª etapa: Assistir ao filme “Max e Mary, uma amizade diferente”; comentários sobre o filme e elaboração de texto a partir do roteiro: * Qual o tema do filme? * O que acharam da amizade de Mary e Max? * Como surgiu a amizade entre eles e qual a importância dessa amizade para a vida de todos os personagens do filme? * Que tipo de drogas usava o pai e a mãe de Mary? * Como isso afetou Mary?
3ª etapa: Leitura de