Teologia
Por
Ronaldo Garcia dos Reis Júnior
Análise de tópico de aula, “A busca pelo Jesus histórico”, apresentado em cumprimento às exigências da matéria de Temas da Teologia do AT e NT, do curso de Pós-Graduação em Teologia Bíblica e Sistemática. Ministrada pelo Prof. Dr. Dionísio Soares.
FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO DE 2012
A busca pelo Jesus histórico
Durante o módulo da disciplina “Temas da teologia do AT e do NT” um dos tópicos que mais me despertou interesse foi o da busca pelo Jesus histórico.
Este assunto se apresenta fascinante justamente porque, dependendo da abordagem, pode ser uma afronta a fé ou uma teoria de apoio.
A questão do Jesus histórico tem sido tratada através de muitos anos com muita desconfiança, pois para alguns ao se buscar a historicidade do personagem Jesus de Nazareth com perguntas do tipo: teria ele nascido realmente em Belém? Seria Jesus um revolucionário? A sua crucificação teria sido motivada pelo que? Ao serem feitas estas perguntas, muitos cristão se posicionam como tendo sofrido um ataque frontal as bases da sua fé, ou ainda, como que se ao responder uma destas perguntas com as hipóteses históricas levassem a uma dessacralização da pessoa de Jesus.
Na busca pelo verdadeiro Jesus por traz dos relatos do Novo Testamento muitos tem tentado separar o Cristo da fé do Jesus histórico, no entanto os últimos estudos sérios a respeito desta questão tem chegado a conclusão de que muito que se pode conhecer a respeito da historicidade de Jesus está relatado nos evangelhos, embora esses não sejam documentos históricos em si, podem e muito lançar luz sobre o cotidiano e os pensamentos de Jesus.
Um dos motivos que me chamaram mais a atenção para este tópico é que quando compreendemos o cerne desta pesquisa, que é o de encontrar os fatos que motivaram a perpetuação da história de Jesus, somos também conduzidos a perceber