Projeto didático pedagógico
Ellen Janine Silva
Graduanda do curso de Letras da UVA e bolsista do PIBID 2013
Cleidiane Maria Rodrigues
Graduanda do curso de Letras da UVA e bolsista do PIBID 2013
Orientadora: Francisca Liliana Araújo
Supervisora do PIBID UVA 2013
INTRODUÇÃO
O presente estudo destina-se a tratar da relevância do gênero crônica no processo de desenvolvimento da leitura/interpretativa na Escola de Ensino Médio DR. João Ribeiro Ramos integrada ao subprojeto Letras-Português do PIBID/UVA. Partindo da observação do desempenho dos alunos na leitura e interpretação textual, elaboramos oficinas de crônicas, usando diversos recursos didáticos, que viabilizaram uma boa participação das turmas selecionadas. Familiarizar os discentes com os temas das crônicas estudadas foi determinante para os resultados das atividades de leitura e interpretação. Isso porque o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeito e não algo que preexista a essa interação (KOCH, 2013). Outros estudiosos que fundamentaram este estudo foram Marcuschi (2008), e Silveira (2009).
OBJETIVO
Objetivamos conduzir o aluno a desenvolver competências e habilidades leitoras, para que o mesmo seja eficiente e autônomo em diversos gêneros textuais, em especial a crônica.
METODOLOGIA
Na primeira etapa da atividade discutimos com os alunos sobre o gênero crônica. Em seguida, reproduzimos uma gravação em áudio da crônica “O Padeiro”, de Rubem Braga. Concluímos com uma conversa, na qual incitamos os alunos a refletirem sobre os sentidos do texto. Na segunda etapa, reproduzimos o vídeo “O Chamado da Sumaúma” para introduzir a leitura em grupo de uma crônica de Heitor e Silvia Reali. A avaliação da atividade de leitura e interpretação foi feita a partir da resolução oral de questões de múltipla escolha. Realizamos as atividades nas turmas de 1º ano “C” e “G” do ensino médio, durante o mês de agosto. Analisamos o