Projeto De Terraplanagem
Segundo IPR 707/20 (1999), o projeto de terraplanagem constitui-se da realização de um estudo prévio de possíveis locais de caixa de empréstimo, do cálculo de cubação do movimento de terra, da constituição dos aterros, indicando a origem dos materiais a serem empregados nas diversas camadas e grau de compactação a ser observado, do cálculo das distâncias de transporte, detalhamento das seções transversais-tipo e soluções particulares de inclinação de taludes, alargamento de cortes, esplanadas, fundações de aterro e de um projeto de proteção da natureza, na execução de terraplanagem.
Segundo a IPR 696/100 (1996), a determinação dos volumes de cortes e aterros é realizada através de um serviço associado entre a equipe de topografia e de projeto, ou seja, a equipe de projeto determina a seção transversal, de acordo com os dados disponíveis obtidos no decorrer do projeto geométrico, e a equipe de topografia procede em campo à marcação, através de piquetes e testemunhas, do off-set da esquerda e da direita de cada estaca, devendo ser nivelados e contranivelados admitindo-se erro máximo de fechamento de 0,02 m por quilômetro de extensão nivelada. Os dados obtidos e já refinados devem ser apresentados em uma nota de serviço de terraplanagem.
2 - OBJETIVO
Esta etapa do projeto geométrico visa os cálculos necessários à elaboração do projeto de terraplenagem, nos dando os valores dos volumes de corte e aterro necessários a execução da estrada.
Primeiramente, definiu-se o projeto planimétrico, calculando-se as curvas necessárias à garantia da velocidade e segurança do trajeto. Em seguida, foram estabelecidos o greide reto e as curvas verticais da rodovia. Dando continuidade a elaboração do projeto geométrico da rodovia de estudo, foram obtidas as cotas vermelhas, o que auxiliará na determinação das seções transversais em cada estaca e posteriormente, no volume de terra movimentado no processo de construção.
3 - MEMÓRIA DESCRITIVA
3.1 - Seções