Terraplanagem e tipo de movimentação do solo
Terraplenagem, como o próprio nome já dá a entender, se trata da ação de terraplenar, ou seja, tornar a terra ou terreno plano. O uso do termo gera algumas dúvidas, sendo confundido com terraplanagem, ou terra plenagem ou terra planagem, mas o nome correto é terraplenagem e não terraplanagem como muitos dizem.
Assim como o próprio nome, normalmente, o trabalho de terraplenagem gera algumas dúvidas, pois não é tão simples quanto pode parecer à primeira vista. Para executar a terraplenagem, é necessário primeiramente adequar a topografia original de um terreno ao projeto de construção, o que pode ser um trabalho árduo e complexo dependendo das atuais condições do mesmo.
Para evitar problemas antes de construir e pensar na terraplenagem, é importante consultar um profissional da área para avaliar o terreno antes de adquiri-lo, para que o profissional possa auxiliar em relação à escolha de um lote onde a topografia original seja condizente com seus planos de construção. Pois é importante também observar que quando mais próximo ao nível do pavimento térreo for à topografia do terreno, maior será a economia com o terraplenagem, que em alguns casos pode chegar a até 20% do valor da obra. Nem sempre o terreno mais barato é o mais indicado.
Mas é sabido que nem sempre há condições de escolher o terreno com melhor topografia, e nesta parte é que entram as técnicas de terraplenagem. São várias operações básicas a serem empregadas no terraplenagem, como por exemplo, a escavação, que é o ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pré-determinada no projeto de construção.
Aterrar um determinado local, também faz parte do processo de terraplenagem, utilizando-se preferencialmente de terra vermelha, por seu melhor rendimento no trabalho de compactação do aterro, para que áreas abaixo da cota do projeto de construção sejam elevadas. Podendo ser aterro com Importação de terra, que é quando não há no