Terraplanagem Industrial
Diogo Bitencourt de Athayde
Henrique Cardoso Corrêa
Jéssica Bento Vieira
Luciano de Souza
Pedro Henrique de Aguiar
Willian da Silva Machado
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo mostrar os principais tópicos referentes a terraplanagem e sua real importância em obras de pequeno, médio e grande porte, tendo como referencial a obra realizada no parque industrial da empresa Alcoa Alumínio S/A. O mesmo apresenta valiosos dados, dentre os quais destacam-se as técnicas, etapas e métodos utilizados na execução do projeto, além de reportar-se a uma situação prática a qual pode servir de modelo para o emprego similar deste conteúdo. O procedimento utilizado em sua elaboração foi o estudo de caso, no qual a abordagem do problema é do tipo qualitativa e a pesquisa foi baseada em documentos e materiais publicados.
PALAVRAS-CHAVE: Terraplanagem, Métodos Executivos, Técnicas.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo abordar a execuçao de uma obra de terraplanagem, realizada na empresa Alcoa Alumínio S.A, destacando suas etapas e equipamentos utilizados.
Define-se terraplenagem como “conjunto de operaçoes necessárias a remoção do excesso de terra para locais onde esta esteja em falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado”. (RICARDO, p. 21)
2 TERRAPLENAGEM
A técnica de execução de terraplenagem é a mesma, independente do tipo de obra de engenharia a ser executada, desse modo, antes de iniciar o processo propriamente dito, é necessário realizar a preparação do terreno, dividindo-se em:
Desmatamento: retirada da vegetação de grande porte;
Destocamento: procedimento de limpeza do solo, retirando os restos, realizado manualmente ou através de fogo;
Limpeza: retirada da vegetação rasteira;
Remoção da camada vegetal: esta camada deve ser retirada, pois não se pode ser utilizada em aterros.
2.1 Operações básicas
O processo de execução