Fundamentos
Higienismo e militarismo: eis a síntese do Método Francês! A criticidade desse sistema se devia, sobretudo, ao reducionismo pelo qual as técnicas de ginástica e de exercícios eram ministradas aos alunos. As crianças e os adolescentes eram tratados levando-se em consideração apenas suas características biológicas, sendo perfil psicológico e social (que transforma o ser humano num ser complexo e holístico) completamente ignorados na didática de ensino.
Figura 01. Alunos do Colégio Leopoldo, no Rio de Janeiro, em aula de educação física escolar em 1930
No Brasil a Ginástica francesa chegou em 1907
O Método Francês alinhava a formação higienista, militar e ideológica (com forte teor nacionalista). Além de ser a primeira doutrina à aportar em nosso território tornou-se, também, a primeira metodologia legal a ser reconhecida e utilizada em currículos escolares. Essa utilização precípua ocorreu através do Regulamento nº 07 da Educação Física, que essa institui essa doutrina no Brasil. Com um foco na estruturação de um alicerce, idealizando uma formação física, social e moral, essa regulamentação apresentava uma estrutura que, de forma geral, se assemelhava aos primeiros estudos e publicações dessa escola, na França:
Criticidade significa: Ser crítico.
Síntese: significa: formação.
Reducionismo: É uma Tendência que consistente em reduzir os fenômenos complexos a seus componentes mais simples e considerar estes últimos como mais fundamentais que os fenômenos complexos observados.