Terraplanagem
De forma genérica, a terraplenagem ou movimento de terras pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado.Assim, a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um conjunto residencial, exigem a execução de serviços de terraplenagem prévios, regularizando o terreno natural, em obediência ao projeto que se deseja implantar.
Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
Maquinas para terraplanagem
De acordo com alguns dicionários, o vocábulo terraplanagem significa escavação e aterro necessários para modificar o relevo de um terreno de forma conveniente ou de permitir a execução de fundações e terraplenagem consiste no trabalho de construção que inclui escavação do solo (extração), transporte e colocação do solo de um local pré-determinado através de máquinas para terraplanagem.
Para fazer a terraplanagem de um terreno métodos de escavação mecânica, são os mais utilizados, onde o solo é removido por máquinas para terraplenagem e escavação para transporte de combinação de máquinas.
Tratores e outros tipos de máquinas para terraplanagem são usados para terraplenagem superficial, aplainamento, combinado trabalhos de escavação bancário (em encostas), nivelamento e trabalhos de aterro com o movimento do solo em distâncias de 100-150 m. O uso de grupos de tratores (dois ou três em uma linha) aumenta a eficiência. Pás mecânicas e máquinas de escavação são utilizadas para cavar trincheiras.
Alguns métodos, como por exemplo, o método de escavação hidromecânico utiliza