Terraplanagem
Michaelis – Dicionário escolar: Editora Melhoramentos, 2002).
De forma genérica, a terraplanagem ou movimento de terras, pode ser entendida como o conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, tendo em vista um determinado projeto a ser implantado.
É importante notar, entretanto, que a realização da terraplanagem não é exclusividade do século vinte, pois há muito tempo vem sendo executada pelo homem em vários lugares do planeta. Na antiguidade, por exemplo, os egípcios e os babilônicos realizaram feitos notáveis nesse campo, como por exemplo, os canais de irrigação que percorria as margens de rios como o Nilo e o Eufrates, assim como na construção das grandes pirâmides. A terraplanagem ao longos dos anos foi evoluindo, sendo dividida em:
1.1) Terraplanagem manual
Até o aparecimento dos equipamentos mecanizados e ate mesmo depois, a terraplanagem era feita pelo homem, utilizando ferramentas tradicionais como pás, picaretas e carroças. Devido ao pequeno rendimento, a terraplanagem manual dependia de mão-de-obra abundante e barata, algo cada vez mais escasso ao longo do desenvolvimento tecnológico.
1.2) Terraplanagem mecanizada
O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo o aparecimento de equipamentos mecanizados que, em razão da alta produtividade, tornava-se mais viável do que a terraplanagem manual. Pode-se entender que a mecanização veio em decorrência da escassez da mão-de-obra barata e da alta eficiência mecânica dos equipamentos que rendia grande produtividade.
A realização dos serviços de terraplenagem exige sempre a execução de uma serie de trabalhos anteriores, de suporte, que permite a utilização posterior dos equipamentos pesados. A primeira providencia dessa serie de serviços a serem