MOTIVO DE FALÊNCIA DAS MPE REVISTA
A EXPERIÊNCIA VIVIDA DA FALÊNCIA: O SER-FALIDO E SUAS MÚLTIPLAS
DERROTAS
Luciana Flores Battistella (1)
Milton Luiz Wittmann (2)
Márcia Zampieri Grohmann (3)
Elijeane Santos Sales (4)
Alexandra Moraes (5)
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/SC
RESUMO
Compreender a experiência vivida de fracassar na gestão de uma organização e chegar ao ponto de falir a mesma constituiu o objetivo deste estudo. No qual buscou-se compreender o significado da experiência vivida pelos gestores/proprietários ao falir suas organizações, procurando descrever seus processos gestacionais e encontrar as essências da falência e seus ensinamentos. Esta pesquisa está posicionada no paradigma interpretativista, tendo como método a fenomenologia hermenêutica (VAN MANEN, 1990). Para a obtenção das descrições experienciais foram utilizadas entrevistas em profundidade, realizada com os gestores que passaram pelo processo falimentar. A partir das análises revelou-se que o motivo da essência da falência é a inabilidade gerencial e que por causa dessa decorrem o mau gerenciamento dos recursos humanos, tributários e do portfolio de produtos. Este estudo serve de reflexão para os gestores, pois através dessas descrições experienciais da falência, permita-se que cada um realize uma reflexão subjetiva do seu contexto organizacional. PALAVRAS-CHAVE: Falência; Fenomenologia; Gestão.
Perspec. Contemp., Campo Mourão, v. 7, n. 2, p. 53-82, jul./dez. 2012.
ISSN: 1980-0193
54
1 INTRODUÇÃO
O contexto ambiental do mundo dos negócios, por sua amplitude de variáveis, torna as organizações, em especial, as micro e as pequenas sensíveis a incertezas.
Observa-se, em diversos âmbitos, a dificuldade de essas organizações sobreviverem por um largo período de tempos, muitas vezes não atingindo os 5 anos de existência.
Tal situação implica em uma preocupação da sociedade. Entender e desenvolver mecanismos que permitam que cada organização se constitua em bases
sólidas