Projeto De SHP
Descrição do funcionamento 3
Calculo dos Atuadores 5
Tubulação 9
Bombas 10
Motor Elétrico 10
Filtro 10
Fluido 10
Reservatório 11
Válvulas 11
Calculo de perda de carga 12
Diagramas 13
Bibliografia 16
Prensa de Dobra
Descrição do funcionamento
Etapas da dobra
Uma prensa hidráulica consiste num dispositivo no qual uma força aplicada num êmbolo pequeno cria uma pressão que é transmitida através de um fluido até um êmbolo grande, originando uma força grande. O funcionamento da prensa hidráulica baseia-se no princípio de Pascal, em que a pressão aplicada em qualquer ponto de um fluido, fechado num recipiente, é transmitida igualmente em todas as direções. O princípio da prensa hidráulica é extensamente utilizado em macacos de elevação, travões de veículos e prensas que usam geralmente óleo como fluido. Em este projeto iremos utilizar 3 cilindros hidráulicos para a dobra de uma chapa de aço, e um cilindro para a extração da peça. Trata-se da chapa a ser dobrada é a chapa da figura 1. A mesma deve ser dobrada em 2 etapas, onde as dobradas representas pelo numero 01, devem ser feitas pelo 1º cilindro, que deve estar na perpendicular a peça a ser dobra. Com a ajuda de um dispositivo na parte inferior da presa deve se obter o peça abaixo (figura 2)
Figura 1
Figura 2 Mantendo o cilindro 1º cilindro em contato com a peça. Teremos 2 cilindros laterais posicionado nas laterais da peça, que devem executar as dobras numerados como 2 na figura 1. Obtendo a seguinte peça, que é o produto final.
Figura 3 Após a dobra, os dois cilindros lateais deve retornar a posição inicial. Após isso o cilindro A deve retornar a sua posição inicial, com isso o cilindro C, equipado com um “garfo” deve expulsar a peça para uma plataforma colocada estrategicamente na parte superior da prensa.
Calculo dos Atuadores
- Cilindro A
Curso do cilindro = 400 mm
Dh mínimo
De acordo com o diagrama:
Para
Adotado
Velocidades
Velocidade de avanço, , Utilizar amortecimento