Toyota x hyundai
Do Sistema Toyota de Produção ao Sistema Hyundai de Produção
Apresentação
Rodrigo Pinto Leis Pós-Doutor pelo PNPD-CAPES em Gestão da Inovação em Sistemas Hospitalares. Doutor em Administração no PPGA/UFRGS. Mestre em Administração pelo PPGA/UNISINOS. Graduado em Administração pela IESJT. Professor visitante da Euromed Marseille École de Management – França. Ex-pesquisador convidado da Organization for Economic Co-
Operation and Development (OECD) em projetos de análise da inovação em setores econômicos. Consultor Associado da PRODUTTARE em projetos de Inovação, Desenvolvimento de Produtos, Logística e Engenharia de Processos de Negócio. Professor Universitário em Cursos de Graduação e Pós-graduação.
Evolução Histórica dos Sistemas Produtivos
Taylor Ford General Motors Toyota Volvo Hyundai
3
Referências Bibliográficas
1. Mutagenization of Toyota Production System: The Story of Hyundai Motor Company. Byoung-Honn Lee, Hyung-Je Jo. 2. Is It new Paradigm? Modular Production System In Hyundai. Myeon-Kee CHUNG
O Sistema Hyundai de Produção (SHP)
Hyundai através das Décadas
1968 Hyundai começa suas atividades com a utilizacão de CKD (licença da Ford Motor Company) – Em 1970 graças à ajuda governamental, montadoras Coreanas conseguiram entrar no mercado internacional com carros compactos de pouca qualidade.
1970 Produção do Primeiro carro original Hyundai (o Pony) com suporte da Mitsubishi 1975 Hyundai convida Mr. Seyu Arai (Engenheiro Sênior na Mitsubishi), ex-aluno de Taichii Ohno – Arai e seu grupo ajudaram a Hyundai à utilizar seu “desenvolvimento tardio” como forma de “emular” o STP de uma maneira própria.
Hyundai através das Décadas
1979 Com o sucesso do Pony inicia-se uma produção em massa (cerca de 100.000 carros/ano) – O modelo se manteve em produção por cerca de 7 anos sem nenhuma mudança significativa (atualização).
1980 Entrada da Hyundai no mercado