gestão de pessoas
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir nos mostra um pouco da história da evolução da organização do trabalho, passando pelos conceitos de Taylor, Fayol, Ford e Mayo. Veremos também o conceito de equipes, os estágios da formação de equipes e os tipos de equipes e algumas características do trabalho em equipe, depois de vermos sobre a organização e a formação de equipes vamos estudar um pouco sobre liderança e motivação, veremos o conceito de liderança, o conceito de motivação e o processo de liderança e motivação.
Em seguida fizemos uma análise do SHP (Sistema Hutchinson de Produção), um exemplo prático de formação de equipe multifuncional para resolução de problemas do dia-dia na manufatura da empresa.
2. EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
A gestão de pessoas é uma expressão marcada pela evolução no mundo do trabalho, atuando como função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam numa organização, também conhecida como administração de recursos humanos. Relembrando que o termo administração, se deu a partir das experiências de vários estudiosos como Taylor (1856-1915), que fixou-se na produção, na execução da tarefa, levantando que os operários produziam menos do que eram capazes. A partir dessa sua visão desenvolveu a técnica da racionalização dos movimentos requeridos para o cumprimento da tarefa, otimizando o tempo; Fayol (1841- 1925) com uma visão de estrutura, embora mecanicista também, contribuiu com o movimento da administração, atribuindo valor aos seguintes princípios: conhecer, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar; Henry Ford (1863–1947), pioneiro na indústria automobilística, demonstrou que se cada funcionário recebesse uma tarefa específica e repetitiva, a tarefa poderia ser mais eficiente e sofreria redução de custo; Já Elton Mayo, psicólogo americano, voltou o seu olhar para a pessoa, como organismo organizacional, desenvolvendo experiências no campo do comportamento humano