Introdução ao Ens. de Sociologia
A sociologia surge como uma discussão e consolidação da sociedade moderna é fruto da Revolução Industrial por isso é chama de ciência da crise da qual gerou a sociedade europeia. Ela é fruto de uma forma de conhecer e pensar a natureza e a sociedade, desagregando a sociedade feudal e dando origem a sociedade capitalista.
As grandes transformações no Ocidente: Estão vinculadas a expansão marítima, as reformas protestantes, a formação dos Estados Nacionais, as grandes navegações e o comércio ultramarino, a definição de um mundo mais amplo, com novos povos, novas culturas, novos modos de explicar as coisas ao mesmo tempo instalavam-se colônias na África Negra, na Ásia e na América, expandindo o comércio de novas mercadorias, nascia então um mercado muito mais amplo. A exploração de metais preciosos e o tráfico de escravos deram impulso ao comércio não mais restrito aos mercadores das cidades republicas, passando para comerciantes soberanos dos estados em formação na Europa, pois o sistema político feudal restringia-se as tarefas administrativas e ficais desenvolvendo a justiça baseado no direito de centralizações com um sistema de cobrança de impostos. Surge então um movimento da reforma protestante que gera conflitos com a autoridade papal e a estrutura da igreja contribui de modo significativo ao permitir a leitura das escrituras sagradas, pois os homens devem ser livres para julgar, avaliar, pensar e emitir opiniões.
O Séc.XVIII e as transformações politicas e econômicas: Ao se desenvolver a manufatura, visando produzir mais com menos gente aparece o fenômeno da maquinofatura a mesma se completava com a utilização da mão de obra feminina e infantil com a utilização do trabalho escravo ou servil.
A consolidação do capitalismo e a Ciência da Sociedade: Esse sistema irá fornecer base para o surgimento da Sociologia como ciência particular para que desenvolvam suas reflexões sobre a sociedade de maneira