PROJETO DE RECUPERAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO AO DEPENDENTE QUÍMICO
1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:
A dependência química é um mal que vem afligindo desde o próprio usuário, sua família, parentes, amigos e toda sociedade.
A dependência química tem, também, sido um grande canal para a criminalidade e sustento do crime organizado.
A dependência química vai tirando a pessoa do convívio salutar da família, afastando-o das boas amizades e relacionamentos, destruindo lares e todo o convívio dotado de bons princípios, inserindo a pessoa em um convívio marginal, de maus princípios, pervertido e corruptor de bons conceitos e princípios morais, levando-o a prática, inicial, de pequenos delitos, até crimes de morte.
Hoje é um dos principais meios de captação de pessoas para o crime organizado e de sustento das organizações criminosas em todo mundo.
2. PROPONENTE:
A OMEBE Petrópolis vem propor, que as instituições que reconhecidamente vem fazendo ao longo de décadas, trabalhos de recuperação dos dependentes químicos, e também o serviço de ressocialização do ex-dependente, afim de que o mesmo não tenha falta de apoio, o que pode levá-lo a recorrer as ofertas criminosas.
As instituições, principalmente evangélicas, vem sendo de fundamental importância neste trabalho com grande sucesso e larga experiência, contribuindo de maneira efetiva e eficaz, para quebra deste ciclo criminoso, contribuído de forma incontestável para o bem social do país. Portanto, elas possuem, com certeza, condições de estarem contribuindo de forma decisiva neste projeto, treinando agentes comunitários para atuarem em suas comunidades e encaminhando os dependentes químicos, para instituições indicadas e aprovadas, para estarem fazendo seus trabalhos de encaminhamentos, recuperação e ressocialização com apoio dos órgãos competentes dos estados e municípios e seus patrocínios.
3. ÁREAS ENVOLVIDAS:
Instituições religiosas, casas de recuperação ou reabilitação, comunidades, instituições