PROJETO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA
A história das drogas é a história da humanidade. Fizeram parte essencial da sua cultura, dos seus rituais religiosos, das suas relações humanas... Evoluindo ao mesmo tempo em que os homens e as mulheres que as consomem.
Não se pode dizer que há uma única razão que leva ao consumo de drogas, mas sim vários fatores que podem influenciar o consumo e o não consumo. Estes fatores podem ser individuais, sociais, familiares, ambientais e inerentes a cada substância.
Existem diferentes formas de consumo com diferentes significados e as razões que levam as pessoas a experimentar uma droga são diferentes das razões que levam a ficar dependentes.
No inicio, ou seja, numa fase experimentação, há um conjunto de fatores que podem levar a esse consumo dos quais se destaca: a curiosidade, a vontade de pertencer a um grupo, o desejo de diversão, o medo da exclusão do grupo, a disponibilidade da droga, a ilusão da resolução de problemas entre outros. Esse conjunto experimental poderá não conduzir a um consumo esporádico ou habitual, mas pode também tornar-se numa dependência que leva na maioria das vezes até a morte.
TEMA: Drogas na cidade de Bacabal
PROBLEMA: Dependentes Químicos
HIPÓTESES:
Uma casa de recuperação para tratar e reintegrar esse dependente químico para a sociedade Bacabalense.
Um CAPS-AD já que na cidade de Bacabal não existe.
OBJETIVO GERAL:
Tratar e recuperar o dependente químico
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Ajudar o dependente sair do convívio criminoso e do vício
Afastar totalmente do acesso às drogas
Promover acesso através de treinamentos, estudos, cursos profissionalizantes e projetos de governo entre outros.
JUSTIFICATIVAS:
É do conhecimento público, o alto índice de pessoas que são dependentes químicos em nossa sociedade. Isto sem sombras de dúvidas interfere negativamente no desenvolvimento da sociedade.
A dependência química é um mal que vem afligindo desde o próprio usuário, sua família,