Projeto Terapeutico
PRUDÊNCIA JOVEM
Prefácio
Este PROGRAMA tem por objetivo apresentar princípios norteadores para atividades de Prevenção Primária e Secundária Indicada de forma terapêutica a comportamentos violentos, autodestrutivos relativos ao uso, abuso e dependência de substância psicoativa através de conscientização, orientação teórica e prática no contexto pedagógico, familiar e social em que crianças e jovens estão inseridos.
Sumário:
Conceitos
Prevenção
Objetivos
Valores e Metas
Modelos e Métodos
Etapas do Programa
Avaliações
Programa Prudência Jovem
Conceitos:
Prevenção, neste projeto, consiste em intervir, proteger ou reduzir a demanda ao consumo de substâncias psicoativas. Ações com objetivo de fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas.
Prevenção:
Este projeto faz jus dentro das propostas de Intervenção ou Prevenção, a um modelo de prevenção primária e secundária, onde se faz necessárias orientações e objetivamente construir medidas pragmáticas de alterar o curso de pessoas inseridas num processo de risco ao uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.
Objetivos:
Visto a necessidade em nosso município de ações de prevenção ao uso de drogas, através deste projeto, podemos estabelecer algumas medidas de ação para proteção à infância e adolescência relacionadas ao uso, abuso e dependência de drogas, visando o adiamento ou a redução do contato com substâncias psicoativas e protegendo os indivíduos dos prejuízos biopsicossociais resultantes da dependência de substâncias.
Este Programa estabelece um conjunto de objetivos e ações executados por uma equipe voltados para a prevenção profilática ou intervenção, conscientização do processo de progressão do transtorno da dependência química como doença.
Este projeto poderá ser executado em instituições públicas e particulares de ensino, organizações não governamentais,