Projeto Terapêutico Singular
O projeto terapêutico singular como estratégia de organização do cuidado nos serviços de saúde mental
The singular therapeutic project as a strategy of organization for care in mental health services
Andréa Cristina S. Boccardo1, Fabiana Cristina Zane2,
Suréia Rodrigues3, Elisabete Ferreira Mângia4
BOCCARDO, A. C. S.; ZANE, F. C.; RODRIGUES, S.; MÂNGIA, E. F. O projeto terapêutico singular como estratégia de organização do cuidado nos serviços de saúde mental. Rev. Ter. Ocup.
Univ. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 85-92, jan./abr. 2011.
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender e discutir a importância da construção de projetos terapêuticos como estratégia de organização do cuidado nos serviços de saúde mental e identificar os princípios e diretrizes essenciais para a sua operacionalização. Trata-se de um estudo teórico apoiado na literatura nacional, foram selecionados 22 textos que respondiam aos objetivos gerais e específicos do projeto. A análise do material resultou na elaboração de três agrupamentos temáticos: conceitos sobre o projeto terapêutico singular; mecanismos e condições necessárias para o seu desenvolvimento. Os resultados mostraram que, de forma geral, os conceitos de projeto terapêutico singular são homogêneos e complementares entre si e os autores tem opinião semelhante sobre sua utilização enquanto estratégia de cuidado nos serviços de saúde mental. Porém, esta forma de cuidado requer uma nova maneira de organização do trabalho em equipe e do serviço, por esta razão os autores apontam desafios para os profissionais, usuários e família na busca da efetivação do desenvolvimento de projetos terapêuticos como eixo estruturador do cuidado em saúde mental.
DESCRITORES: Serviços de saúde mental; Atenção à saúde; Serviços comunitários de saúde mental; Desenvolvimento tecnológico.
Terapeuta Ocupacional, coordenadora do Centro de Atenção