PROJETO DE PESQUISA DEPENDENCIA QUIMICA
Especialização em Dependência Química
Epistemologia e Desenvolvimento da Produção Científica
Cláudia Maria Alves de Sá
Daniella de Souza Rocha
Estudo do perfil das mulheres atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS ad no Município de Boa Vista - RR
Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Especialização em Dependência Quimica, para obtenção do Título de Especialista em Dependência Química.
Orientador:
Boa Vista, 2014
I.Título
Estudo do perfil das mulheres atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSad do Município de Boa Vista/ RR
II. Introdução/justificativa
A dependência química é um grave problema de saúde pública, e por muito tempo esteve relacionada à população masculina, bem como as estratégias de prevenção e tratamento. Entretanto, muitos estudos têm demonstrado outra realidade, e apontam um grande número de mulheres que abusam cada vez mais das substancias psicoativas (COSTA e ZILBERMAN, 2013).
De acordo com os dados epidemiológicos apresentados pelo II Levantamento domiciliar sobre uso de drogas psicotrópicas, 6,9% das mulheres no Brasil apresentavam dependência do álcool. Segundo o I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras, as substâncias mais utilizadas pelas mulheres são anfetaminas, tranqüilizantes e analgésicos opiáceos, enquanto que os homens consomem mais maconha, inalantes, cocaína, alucinógenos, ecstasy e esteróides anabolizantes (CARLINI, 2006).
Em decorrência da problemática em torno da dependência química no país, o Ministério da Saúde instituiu os Centros de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas (CAPSad) nos município, destinados a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas (BRASIL, 2004).
É cada vez mais freqüente a presença de