Relatório curricular
SERVIÇO SOCIAL EAD
PESQUISA E LABORATÓRIO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
KARINA MARIA DUARTE MELO
DEPENDÊNCIA QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE SUAS PRINCIPAIS CAUSAS NO CONTEXTO FAMILIAR DO BAIRRO MENDONÇA CLARK, PARNAÍBA - PIAUÍ.
Parnaíba - Piauí
Fevereiro – 2011
Tema da pesquisa
Dependência Química: Uma análise de suas principais causas no contexto familiar do bairro Mendonça Clark, Parnaíba - Piauí.
Objeto de estudo
Os usuários de substâncias psicoativas do bairro Mendonça Clark e suas respectivas famílias.
Problema da pesquisa
Que fatores influenciam o indivíduo a se envolver com substâncias psicoativas?
Objetivos
Objetivo geral Investigar sobre as principais causas que levam o sujeito ou o grupo familiar a dependerem de substâncias psicoativas.
Objetivos específicos
• Verificar se há relação que existe entre o fator econômico e dependência química no contexto familiar.
• Observar a importância da família na prevenção do uso de substâncias psicoativas.
Justificativa
A dependência química tem se mostrado um dos graves problema da nossa sociedade e porque não dizer uma das principais doenças psicossociais de nossos dias. Caracterizada pelo uso descontrolado de drogas, capaz de modificar as funções do sistema nervoso central, produzindo efeitos psíquicos e comportamentais. Sobre essa temática, a família, deve ser considerada como parte integrante do tratamento, a disponibilidade dos membros será um fator relevante para um bom encaminhamento através da convivência, de relacionamentos interpessoais, bem como as influências ambientais, são de fundamental importância tanto na prevenção como no tratamento, quanto na dependência dos indivíduos, É através do atendimento familiar que os membros passam a receber atenção não só para suas angústias, como também começam a receber informações fundamentais para a melhor compreensão do quadro de dependência química, e conseqüentemente melhora no