Lixo legal
A palavra lixo, derivada do termo latim lix, significa "cinza". No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos, sendo representado por materiais descartados pelas atividades humanas. Desde os tempos mais remotos até meados do século xviii, quando surgiram as primeiras indústrias na Europa, o lixo era produzido em pequena quantidade e constituído, essencialmente de sobras de alimentos.
Nosso objetivo com a escolha desse tema foi de desenvolver a Limpeza nas escolas, juntamente com uma oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetiva dos alunos, favorecimento de noções de higiene e melhora da qualidade de vida. 2. ÓRGÃOS PROPONENTES
E.M.E.F. Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel e E.M.E.F. Mário de Almeida Alcântara. 3. CLIENTELA
Classes de primeira à quarta série 4. ÁREA DE CONHECIMENTO
O projeto ocorrerá de maneira Interdisciplinar, destacando-se: Ciências, Educação Artística e Arte Musical, Português, Matemática, Geografia, Educação Física, e demais profissionais que atuam na escola. 5. JUSTIFICATIVA:
Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte dos alunos, devido à sujeira que se acumula no chão da escola após os recreios, prejudicando assim, o andamento das aulas de Educação Física, que muitas vezes utiliza estes espaços de uso coletivo, precisando esperar para que sejam limpos. Além disso, notamos que esse excesso de lixo que se acumula diariamente exige grande esforço das serventes para recolhê-los. Dando à escola aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos também, faltar conscientização dos alunos sobre a forma correta de lidar com o lixo, o que pode causar danos à saúde, ao bem-estar da comunidade e agredir ao meio-ambiente como um todo. 6. OBJETIVOS:
Incentivar os alunos a desenvolverem o hábito de Não