DEPENDÊNCIA QUÍMICA E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURANTES DE PERSONALIDADE
ESTRUTURANTES DE PERSONALIDADE
Rafaela Alves Bandeira*
Daniele Cristine Nickel**
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade identificar as características estruturantes de personalidade de um grupo específico de dependentes químicos em tratamento em uma Comunidade Terapêutica localizada na cidade de Curitiba. A pesquisa tem como base a teoria junguiana, e foi realizada com a aplicação do Questionário de
Avaliação Tipológica (QUATI) e entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas. O estudo do tema e a análise dos dados coletados permitiram um entendimento sobre a predominância de uma tipologia em um grupo específico, tendo como resultado a atitude prevalecente extrovertido, função principal intuição, função auxiliar sentimento, função menos utilizada sensação.
Palavras-chave: personalidade; dependência química; Jung; questionário de avaliação tipológica.
* Aluna do 3º ano do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC 2010 - 2011) da Fundação Araucária. E-mail: rafaela.ab@hotmail.com.
** Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Professora e Coordenadora do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. E-mail: danickel@terra.com.br.
Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2010-2011
477
INTRODUÇÃO
O uso de substâncias psicoativas acompanha o homem desde a Antiguidade, variando conforme a cultura e o tempo. Hoje, o número é crescente de novas drogas, abuso e mortalidade devido ao seu uso (FOCCHI, 2001).
O presente artigo tem como objetivo possibilitar uma identificação da relação entre a dependência química e a personalidade estruturante do usuário. Além da introdução e conclusão, o artigo foi dividido em cinco seções: a primeira caracteriza as terminologias de droga e dependência química; na segunda seção, abordam-se as formas de tratamento disponíveis para o uso, abuso e dependência química; na