recuperação de dependentes quimicos atraves da religião
CURSO DE PSICOLOGIA
RECUPARAÇÃO DE PEDENDENTES QUÍMICOS ATRAVÉS DA RELIGIÃO
Claudimara do Prado
Lajeado, junho de 2014
Claudimara do Prado
RECUPARAÇÃO DE PEDENDENTES QUÍMICOS ATRAVÉS DA RELIGIÃO Projeto de pesquisa na disciplina de Pesquisa em Psicologia II, do curso de Psicologia,do Centro Universitário Univates, para complementação da avaliação da 3° nota do semestre
Professora: Raquel de Melo Boff.
Lajeado,junho de 2014
SUMÁRIO
1- Introdução, tema, objetivos, justificativa.
2- Referencial teórico.
3- Metodologia
4- Aspectos éticos
5- Referências bibliográficas.
Introdução
Atualmente tem aumentado gradualmente o número de usuários de drogas, por vários fatores. Seja desanimo, curiosidade, para amenizar o sofrimento, fuga, etc.
Essas pessoas vão perdendo a dignidade, família, trabalho, amigos, uma vida toda em função da droga, acaba se perdendo de si.
Muitos desses usuários começam com bebidas ou drogas mais leves como a maconha e depois vão evoluindo para o crack que é devastador e age rápido no organismo, deixando sequelas e marcas para o resto da vida.
O mundo das drogas também leva à morte, furtos e delitos.
Quando o usuário procura ajuda, já está debilitado, frágil, geralmente sozinho, sem família sem ninguém. Não aguentando mais esta situação, e sem forças para seguir, procura socorro.
Por sua vez a religião sempre ajudou quem à procurasse, nela os indivíduos encontram compaixão, conforto e verdade, ou seja o que eles mais precisa, um motivo para continuar e poder ser uma pessoa melhor.
Nas clinicas que usam a religião como linha de tratamento juntamente com acompanhamento psicológico e