Religiosidade e Espiritualidade
INTRODUÇÃO: Muitos são os estudos que avaliam o resultado dos tratamento religiosos e espirituais que demonstram quye são um grande aliado para o combate da dependência química. OBJETIVO: Analisar intervenções religiosas e espiritual na recuperação da dependência química. METODOLOGIA: Estudo exploratório realizado em Candeias, BA, em 2013, e foi realizado 50 entrevistas usuários de drogas que atualmente fazem tratamento atráves do método não convencional, com o tratamento religioso e espiritual. E verificação do resultado de outras pesquisas. RESULTADOS: Houve a confirmação que o tratamento aplicada possui resultados positivos, mas sem deixar de lado que o progresso do tratamento não depende somente do método, mas está aliado a vontade da recuperação. Conclusão: os resultados do tratamento utilizado são positivos. É preciso haver importância para o tratamento para a diminuição dos problemas socias.
Palavras Chave: Drogas. Dependência química. Religiosidade. Espiritualidade
.1 Introdução
O tratamento espiritual vem sendo usado como alternativa para o tratamento de dependentes químicos e alcoólicos. Esse tratamento continua sendo alvo de estudos para compreender o limite entre o mundo científico e espiritual, e o progresso na recuperação dos dependentes. Vale ressaltar que o presente estudo tem a finalidade de estudar a relação entre o tratamento e a espiritualidade. O estudo não tem a intenção de trazer uma relevância para uma religião específica, mas a religiosidade tem seu vínculo em questões espirituais.
A partir do étimo latino, a palavra religião procede de religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e pelo verbo ligare (ligar, unir, vincular) (SILVA, 2008). Segundo Chauí (2001), a religião é um vínculo entre o profano e o sagrado, ou seja, entre a Natureza e as divindades que nela habitam. Para Dürkheim (1996), a religião pode ser definida como um sistema solidário de crenças e práticas relativo a entidades sacras e que une, em