Constru o do tcc
O tema deste Trabalho de Conclusão de Curso é o olhar da psicologia sobre os sofrimentos e danos biopsicossociais em toxicodependentes. Este tema foi escolhido, pelo fator da dependência química ser uma problemática atual e mundial, causando profunda interferência na sociedade. Outro fator preocupante é citado por Gigliotti (2010), o mesmo ressalta que os prejuízos no desenvolvimento de adolescentes, transtornos relacionados à drogadição, criminalidade, analfabetismo, dentre outros, estão associados à utilização de drogas. Também influenciou a escolha do assunto o estágio realizado pelas pesquisadoras, na Instituição Claudio Amâncio, que trata de pessoas em recuperação da dependência química.
Pretende-se expandir o conhecimento sobre quais as consequências que as drogas consumidas trazem para o toxicodependente, abstendo-se de preconceitos, estigmas, e do que mídia e pessoas que não entendem o assunto impõem como verdade.
De acordo com Gomes e Capponi (2012), existem profissionais da saúde, que pautam o exercício de sua profissão, tratando o dependente químico de forma desprovida dos direitos humanos, sem saber de fato o que é a doença, e como intervir.
Entende-se que ao conhecer o que é a doença, quais os sofrimentos em relação às áreas biológicas, sociais e psicológicas, pode-se traçar uma diretriz coerente, para o processo de tratar os dependentes químicos. É complacente que se tenha tato, qualificação e segurança, para prover um atendimento voltado, a essa parcela da população que sofre sequelas, por vezes, irreparáveis em implicação da utilização de drogas.
Por conseguinte, este trabalho foi realizado através de fundamentação teórica, e pesquisa de campo na Instituição Claudio Amâncio, e contém a apresentação dos achados, pertinentes à temática apresentada.
O trabalho de conclusão de curso, com foco no olhar da Psicologia sobre os sofrimentos e danos biopsicossociais em toxicodependentes, é justificado por uma problemática levantada por