Desconto
Exemplo: suponha que você recebeu um cheque pré-datado de R$
2.000,00 para 40 dias, ou seja, você só poderá sacar esse dinheiro no tempo estipulado dos 40 dias. Mas você precisa muito de dinheiro hoje. A opção seria ir até uma instituição financeira e pegar o dinheiro hoje em troca do cheque. Isso é uma operação de desconto. Você receberá um valor menor por antecipar esse recebimento. Em outras palavras, é como se estivéssemos querendo saber o valor presente desses R$ 2.000,00.
DESCONTO
DESCONTO é a operação financeira mediante a qual o possuidor de um título de crédito pode antecipar seu recebimento vendendo o título a um intermediário financeiro. O desconto será dado pela diferença entre o valor nominal/valor de face/valor futuro (indicado no título – valor no vencimento) e o valor presente (valor do título calculado para antes do vencimento).
TÍTULO DE CRÉDITO: todo documento que autentica formal e legalmente um direito de recebimento de dinheiro de um credor e uma obrigação de pagamento de um devedor. Alguns dos títulos de crédito mais usados são:
• Nota Promissória: documento formal nominativo (que traz o nome do proprietário
ou favorecido) que declara uma dívida do assinante. Quem emite a nota promissória é o próprio devedor.
• Duplicata: documento formal gerado pela venda de um produto/serviço que garante
ao vendedor/prestador do serviço receber pagamento futuro. É emitida pelo vendedor/prestador de serviço.
• Cheque: é uma ordem de pagamento à vista expedida contra um banco sobre
fundos depositados na conta do emitente para pagamento ao beneficiário/detentor do cheque.
DESCONTO
Desconto Simples porque o juro é calculado pelo regime de juros simples, e o juro no Desconto Composto é calculado pelo regime de juros compostos.
Desconto Racional porque o juro é gerado a partir do valor presente. Desconto Comercial porque o juro é gerado a partir do valor futuro/de face/nominal.
DESCONTO RACIONAL SIMPLES