desconto
Curso de Ciências Contábeis
Isabela Beatriz Vieira
Patrícia A. Schmitz
Trabalho: Descontos
Palhoça
23 de Outubro de 2013
Introdução
Desconto
A chamada operação de desconto normalmente é realizada quando se conhece o valor futuro de um título (valor nominal, valor de face ou valor de resgate) e se quer determinar o seu valor atual. O desconto deve ser entendido como a diferença entre o valor de resgate de um título e o seu valor presente na data da operação, ou seja: D=S-P, em que D representa o valor monetário do desconto, S o seu valor futuro (valor assumido pelo título na data do seu vencimento) e P o valor creditado ou pago ao seu titular. Assim como no caso dos juros, o valor do desconto também esta associado a uma taxa e a determinado período de tempo. Embora seja freqüente a confusão entre juros e descontos, trata-se de dois critérios distintos, claramente caracterizados. Assim, enquanto no cálculo dos juros a taxa referente ao período da operação incide sobre o capital inicial ou valor presente, no desconto a taxa do período incide sobre o seu montante ou valor futuro. De maneira análoga aos juros, os descontos são também classificados em simples e composto, envolvendo cálculos lineares no caso do desconto simples e exponenciais no caso do desconto composto.
Desconto Simples
É classificado em quatro modalidades: Desconto racional ou “por dentro”, Desconto Comercial Simples ou “por fora”, Desconto Bancário e Taxa de Desconto Efetiva.
Desconto Racional ou “por dentro”
Definição: é calculado juros simples sobre o valor atual do título e não apresenta nenhuma aplicação relevante nas operações bancárias. Desconto: é a quantia a ser abatida do valor nominal. Valor descontado: é a diferença entre o valor nominal e o desconto. Sendo: N: valor nominal (ou montante) Vr: valor atual (ou valor descontado racional) n: número de períodos antes do