jovens e drogas
Hoje mais do que no passado, a temática das drogas é uma questão grave de grande relevância social onde, muitas vezes, os fatos são confundidos. Refere-se aqui o entendimento por produtos químicos de origem natural ou de laboratório, que produzem efeitos, sentidos como prazerosos, sobre o sistema nervoso central, os quais resultam em alterações na mente, no corpo e na conduta.
O que caracteriza a transformação durante esses anos é um grande avanço tecnológico em todas as áreas da sociedade. Isso também acontece no campo das drogas: a todo o momento surgem novas drogas. Elas são oferecidas instantaneamente a usuários experimentarem e também tentam conquistar uma fatia ainda jovem e virgem do “mercado consumidor”.
Muitos jovens curiosos, problemáticos ou aventureiros são devastados pela propaganda enganosa e acabam mergulhando nas drogas. A partir daí, a droga atinge os mais preservados segredos e pode trazer sensações de prazer. Antes mesmo dos jovens perceberem que não conseguem mais se livrar dela, a relação entre drogas e usuários começam a ficar mais séria, pois foi instalado um novo vinculo – o vício.
A curiosidade de muitos jovens, muitas vezes influenciados por amigos, faz com que ele experimente pelo simples desejo de saber qual a sensação após ingerir a droga. E esse efeito de liberdade e prazer que ela proporciona incentiva ao jovem a repetir uma outra vez, e outra e mais outra levando o jovem a perder muitas vezes a noção da gravidade que estão se permitindo vivenciar.
Os problemas familiares é também uma das principais causas que levam as crianças, os jovens e adultos a experimentar a droga. São famílias desestruturadas, sem uma condição de vida decente, ou simplesmente não souberam dá carinho e amor para seu ente querido, fazendo assim, com ele sinta um vazio que precisa de alguma forma ser preenchido e veem na droga a solução. Porém é importante ressaltar que algumas vezes a família é apenas uma vítima desse sistema vicioso que a