Projeto De Preven O As Drogas
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos. E é na adolescência período em que tudo isso pode acontecer, marcado por mudanças e curiosidades, representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo. Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos; alunos, jovens, pais, familiares, professores, profissionais da saúde, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna, tendo como propósito envolver toda a comunidade, escola e a sociedade municipal de modo geral, focando principalmente nas escolas e nas unidades de atenção básica. Os dados epidemiológicos apontam para um cenário nacional em que a prevenção do uso de álcool e outras drogas exige um amplo trabalho de conscientização, incluindo as famílias e a comunidade como um todo. Fato este que dificulta muitas vezes o trabalho de prevenção nas escolas, uma vez que os estímulos e a oferta para o consumo de drogas são uma constante na vida dos jovens. Porém este trabalho de prevenção é necessário uma vez que, o consumo de drogas pelos jovens reflete em seu aprendizado e interfere no cotidiano da vida e sala de aula. Se faz necessário pensar em ações emergentes com o intuito de envolver o adolescente e fazê-lo agente integrante do processo. Ações como:
• Propor um plano de formação continuada do corpo docente, profissionais de saúde e dirigente das escolas, visando ampliar a qualificação de sua atuação no campo da prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas.
• Estabelecer rede de relações e favorecer o