PROJETO DE PREVEN AO AO USO INDEVIDO DE DROGAS DA CIDADE DE ENTRE FOLHAS
Introdução O tema escolhido para realizarmos o projeto foi o “Consumo de Drogas pelos jovens em Contexto Escolar do Município de Entre Folhas-MG”, devido à preocupação e interesse que existe acerca desta temática e da necessidade de uma intervenção imediata. A razão da investigação aos jovens deve-se ao fato de ser nesta faixa que geralmente o consumo se inicia. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) afirma: Analisar o uso de drogas entre jovens é muito importante por várias razões. Primeiramente, a maioria das pessoas começa a usar drogas durante sua juventude e é entre os jovens que as atividades de prevenção às drogas têm maior incidência… (Relatório Mundial sobre Drogas de 2009, 2009:15).
O uso de drogas na história humanística é bastante antigo constituindo um grande problema para a vida, saúde, convivência escolar e familiar. Gerando inúmeras consequências pessoais e sociais para o futuro dos jovens na cidade de Entre Folhas. É na adolescência que tudo começa basta o primeiro contato que conceitos e valores poderão ser quebrados. É um momento de diferenciação onde ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno mais frequente do que pensamos e muitas escolas ainda que trate do uso e abuso de drogas ainda não estão preparadas para lhe darem com tal epidemia, por sua perplexidade, difícil de ser abordado e abatido.
Justificativa
Cotrim (1991) sobre drogas e a população estudantil mundial chega á conclusão que as quatro drogas mais consumidas são a maconha, estimulantes / anfetamínicos, inalantes e tranquilizantes / ansiolíticos. Ressaltamos então, que no contexto de Entre Folhas as mais usadas são: maconha, crack, cocaína, e cola.
De acordo com a Federação Internacional de Assistentes Sociais:
“o serviço social tem