Projeto De Pesquisa Pronto De Menezes
A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DO INDIVIDUO
Alagoinhas
2012
COLEGIADO DE PSICOLOGIA
JANAÍNA BRENA
JULIANA REIS
LARISSA NORONHA
LILIANE SOUZA
LUANA RAQUEL
MIRIAN REIS
A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DO INDIVIDUO
Alagoinhas
2012
SUMÁRIO
RESUMO: Este trabalho tem como abordagem “A importância do ambiente em Winnicott”, tendo como tema central “A importância do ambiente na formação do individuo”, visando buscar entender a importância e a relação do ambiente e da família na formação e na saúde psíquica do indivíduo, em uma perspectiva sócio psicanalítica.
Palavras-chave: Ambiente. Família. Agressividade. Tendência Antissocial.
ABSTRACT: This work is to approach "The importance of the environment in Winnicott", with the theme "The importance of the environment in the formation of the individual" in order to try to understand and respect the importance of the environment and family training and mental health of the individual, in a socio psychotherapy.
Keywords: Environment. Family. Aggressiveness. Antisocial Tendency.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo esclarecer e responder a seguintes questões:
“Como Winnicott associa a Tendência anti-social, a (de)privação e a agressividade como reação a falha ambiental? Qual a importância do ambiente e da mãe na formação do individuo?”
Winnicott, na Teoria do Amadurecimento Pessoal (1958), nos trás a idéia de que o ambiente (lar/família) é de extrema importância na formação do individuo e que a relação mãe-bebê exerce um papel fundamental no mesmo.
Em Aspectos da delinquência juvenil, Winnicott enfatiza a importância do lar na constituição do sujeito individuo: “[…] Uma criança normal, se tem confiança no pai e na mãe, provoca constantes sobressaltos […]” (WINNICOTT, 1987, pp.256)
Winnicott enfatiza, também, que a família deve ter a capacidade de suportar o individuo e a