Amor Exigente
AMOR EXIGENTE: VENCENDO OBSTÁCULOS
SÃO MATEUS
2012
1 INTRODUÇÃO
Diante da problemática do uso do álcool e outras drogas e suas consequências para o âmbito familiar, percebemos a importância de pesquisarmos a influência que a sociedade civil possui através das organizações não governamentais como a Federação de amor - exigente – FEAE, a qual tem o objetivo de orientar famílias que convivem com dependentes químicos, bem como de prevenir e intervir sobre esta questão social. Sendo assim, levantamos uma pesquisa a fim de compreendermos melhor o trabalho desenvolvido pela Federação com vistas a apresentá-lo e fornecer um enriquecimento aos estudos acadêmicos.
Segundo Tiba (2003 p. 66),
Para uma atuação eficaz, seria necessário que os pais perdessem o medo e o preconceito em relação às drogas e conversassem livremente com seus filhos. Em geral, os pais evitam esse tipo de conversa por temer que, assim, seus filhos despertem para as drogas, e isso é o que menos desejam. Talvez os pais ignorem que seus filhos saibam mais que eles sobre o assunto e que alguns já devem tê-las experimentado ou até mesmo serem usuários de drogas.
De acordo com a citação acima pode-se perceber a importância do diálogo como uma “ferramenta” fundamental para uma boa convivência entre pais e filhos, podendo assim ser um mecanismo beneficente na educação destes, para a quebra do preconceito e do medo quanto a abordagem do assunto.
Portanto, no capítulo 1 serão elucidadas a introdução e a metodologia científica para a efetivação da pesquisa. No capítulo 2 será constatado o referencial teórico o qual terá os seguintes capítulos: 2.1 Federação de amor - exigente – FEAE: Proposta e metodologia da Instituição; 2.2 A importância da Participação familiar na prevenção e educação contra o uso do álcool e outras drogas; 2.3 Família e Política