História do Tocantins
A História do Tocantins começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios xingus e txucarramães.
1 Período colonial
1.1 O açúcar - Pré Colonial
1.2 Capitanias Hereditárias
1.3 Bandeiras
1.4 Povoamento
1.5 Estrutura social política e econômica
2 Período Imperial
3 Emancipação
4 Referências
5 Bibliografia
Período colonial
Ver artigos principais: Capitania de São Paulo, Capitania de Goiás, Capitania de São João das Duas Barras e Brasil Colônia
No século XVI, dentro do contexto da política mercantilista que concentrava no comércio, o acúmulo de riquezas, e nas posses de colônias e metais preciosos, surge inerente à descoberta (usaremos o termo chegada, visto que os índios já viviam aqui quando os europeus chegaram), do Brasil, o processo de ocupação do hoje conhecido estado do Tocantins.
A fase pré-colonial cuja maior referência é a chegada dos colonizadores em 22 de abril de 1500, traz a luz fatos interessantes que permeiam o início do processo de colonização das regiões que deram origem ao estado.
O Tratado de Tordesilhas, que dividia terras recentemente descobertas em meados de 1494, trairia o rei de Portugal, de forma que mais tarde por medo de perder seu mais novo território para outros países organizara sua primeira expedição comandada por Martin Afonso de Sousa, isso em 1530, já que suas chamadas expedições Guarda-costas, não apresentaram resultados contra os corsários e piratas que contrabandeavam o Pau-brasil.
O açúcar - Pré Colonial[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Ciclo da cana-de-açúcar
O Brasil, na época uma colônia, era administrado pela metrópole tanto politicamente quanto economicamente. Tudo era fornecido e/ou consumido pela corte e concidadãos metropolitanos, quer fossem metais preciosos ou produtos tropicais eram os tais quem os adquiriam.
Portugal, no entanto, tinha planos de colonizar suas novas terras, e o processo deu-se pela costa,